Como abraçar a mudança usando a inteligência emocional

Artigo original em inglês publicado pela Harvard Business Review. Para acessá-lo na íntegra, clique aqui

Escrito por por Kandi Wiens e Darin Rowell

Você já reagiu à mudança organizacional revirando os olhos e dizendo calmamente para si mesmo: “Lá vamos nós de novo”? Ou por não dizer tão silenciosamente aos outros, “Não tentamos isso antes?”?

As mudanças no trabalho podem ser emocionalmente intensas, provocando confusão, medo, ansiedade, frustração e desamparo. Especialistas ainda dizem que a experiência de passar por mudanças no trabalho pode imitar a de pessoas que sofrem de luto pela perda de um ente querido. Como a mudança pode ser tão desgastante física e emocionalmente, muitas vezes leva ao burnout e coloca em movimento um ciclo insidioso que leva a uma resistência ainda maior à mudança.

Ninguém quer ser um obstáculo para a mudança, instintivamente resistindo a novas iniciativas ou esforços. Não é bom para você, sua carreira ou sua organização. Melhorar sua adaptabilidade, uma competência crítica de inteligência emocional, é a chave para quebrar esse ciclo. Felizmente, esta é uma habilidade que pode ser aprendida. Na verdade, em nosso trabalho como coaches, muitas vezes é uma prioridade para nossos clientes. Eles estão cansados de se sentirem frustrados e irritados com as mudanças no trabalho, e querem ser vistos como adaptáveis ao invés de resistentes.

Da próxima vez que sua organização introduzir uma grande mudança, considere essas quatro estratégias de inteligência emocional para ajudá-lo a abraçar a mudança em vez de se preparar para ela:

Identifique a fonte de sua resistência. Entender as razões subjacentes à sua resistência requer um alto nível de autoconsciência. Por exemplo, se você está resistindo porque está preocupado que a mudança o faça parecer incompetente, você pode criar um plano de aprendizagem para as novas habilidades que você precisará para ser bem sucedido. Ou, se você está preocupado que a mudança vai interferir com sua autonomia, você pode perguntar às pessoas que lideram como você pode estar envolvido no processo. Mesmo que você não goste da direção que a organização está movendo, estar envolvido na implementação pode ajudá-lo a recuperar o senso de controle e reduzir sua vontade de resistir.

Questione a base de sua resposta emocional. Nossas reações emocionais à mudança muitas vezes refletem nossas interpretações – ou “histórias” – que nos convencemos de que são verdadeiras. Na realidade, nossas histórias são muitas vezes subconscientes e raramente alinhadas com a realidade. Pergunte a si mesmo: Qual é a minha principal emoção associada a essa mudança? É medo, raiva, frustração? Uma vez que você identificar a emoção, pergunte do que se trata? O que eu acredito ser verdade que está me deixando com raiva/ com medo/frustrado? Esse tipo de questionamento ajuda a iluminar as histórias que impulsionam nossas emoções e influenciam nossas percepções.

Como exemplo, um executivo sênior da indústria de transportes identificou sua intensa reação emocional como raiva. Enquanto ela continuava a questionar a base de sua raiva, ela descobriu uma história subjacente: ela era impotente e vítima da iminente iniciativa de mudança. Com essa nova consciência, ela foi capaz de separar sua reação emocional e “história” dos acontecimentos reais. Isso permitiu que ela identificasse várias opções para assumir novas responsabilidades de liderança para um aspecto importante da iniciativa de mudança. Com essas novas oportunidades de retomar seu poder, sua mentalidade passou de pensar que as mudanças estavam acontecendo com ela, para se concentrar em como ela poderia assumir um papel de liderança que criaria novas oportunidades tanto para sua carreira quanto para a organização.

Seja dono de sua parte na situação. Nem sempre é fácil confessar o papel que desempenhamos na criação de uma situação negativa. Uma pessoa autoconsciente reflete sobre como suas atitudes e comportamentos contribuem para sua experiência da mudança. Por exemplo, digamos que você se notou ficando cada vez mais tenso cada vez mais imediatamente tenso cada vez que você ouve falar de uma nova mudança. Praticar a atenção plena permitirá que você examine seus sentimentos e como eles estão afetando sua atitude. Qualquer negatividade ou pessimismo vai impactar seu comportamento, desempenho e bem-estar (e não no bom sentido). Ao refletir sobre como sua reação inicial contribui para uma cadeia negativa de eventos, será mais fácil ajustar sua atitude para estar mais aberta a considerar novas perspectivas, o que, em última análise, mudará a maneira como você reage a tudo.

Aprecie com perspectiva positiva: As coisas podem parecer um pouco sombrias quando você não concorda com uma nova mudança, mas estudos mostram que ter uma perspectiva positiva pode nos abrir para novas possibilidades e ser mais receptivo a mudar. Fazer algumas perguntas simples vai ajudá-lo a pensar com mais otimismo. Primeiro, pergunte a si mesmo Onde estão as oportunidades com essa mudança? E então, como essas oportunidades vão ajudar a mim e aos outros?

Por exemplo, um de nossos clientes recentemente passou por uma grande mudança organizacional. Nos últimos 18 meses, ele liderou a reviravolta e a venda de uma divisão para sua antiga empresa e tinha acabado de aceitar um novo papel como presidente com uma nova empresa. Ele sabia que isso não era algo que ele teria sido capaz de fazer alguns anos antes. Mas ele trabalhou duro para deixar de ser um “solucionador de problemas” para um “localizador de oportunidades”. Ele explicou como nosso trabalho em conjunto o preparou: “Eu estava sempre jogando na defesa, focando em como minimizar nossa exposição ou perdas em qualquer situação. Quando começamos a mudar meu foco de como minimizar perdas para encontrar oportunidades, tudo mudou. Mudei de defesa para ataque. Comecei a ver oportunidades que eram invisíveis para mim antes. Agora, é hard-wired em como eu penso.

A capacidade de se adaptar rapidamente e facilmente à mudança é muitas vezes uma vantagem competitiva para um líder. Da próxima vez que sentir-se resistindo, use as quatro abordagens acima para construir impulso e energia psicológica para você e outros. Faça a escolha intencional não apenas para abraçar a mudança, mas para impulsioná-la positivamente para a frente.

Kandi Wiens, Ed.D. é Bolsista Sênior na Faculdade de Pós-Graduação da Universidade da Pensilvânia no Programa Executivo de Doutorado da PennCLO e Diretor do Penn Master’s in Medical Education Program. Também é coach executiva, palestrante nacional e consultora de mudanças organizacionais.

Darin Rowell Ed.D. é um conselheiro sênior e coach executivo que ajuda as empresas a acelerar o desempenho através do desenvolvimento focado de seus principais líderes e equipes. Você pode segui-lo no Twitter: @DarinRowell



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